Conheça quais são as melhores marcas de notebook da atualidade e a pior de acordo com experts e sites especializados.
Foram usados diversos critérios para selecionar o ranking das marcas de notebook à venda no Brasil e no mundo, como reviews, design, suporte e garantia, inovação, valor e custo benefício.
Sabemos que existem notebooks para todos usos e preços. Porém, a maioria dos brasileiros não ligam em ter o melhor notebook, seja ele gamer, trabalho profissional, 2 em 1. O que mais vende no Brasil são notebooks baratos e com melhor custo benefício.
Ao contrário que acontece nos outros países onde não há marcas favoritas de laptops, os brasileiros preferem marcas conhecidas e populares como Samsung, Lenovo e Apple.
Porém, como veremos no ranking a seguir, não interessa tanto a marca, e sim as especificações de hardware (potência de processamento) e garantia que separam as melhores das piores.
Para criar o ranking com as melhores marcas de notebook de 2019, a LaptopMag usou reviews como fator de peso na pontuação. Ou seja, quanto mais prêmios os notebooks de determinada marca receberam, maior a pontuação e lugar no ranking. Confira agora quais são e em que lugar sua marca favorita ficou!
Índice
12 Melhores Marcas de Notebook 2019

1. HP
A melhor marca de notebook em 2019 é a HP devido aos inúmeros reviews positivos de seus notebooks, principalmente inovadores como o Spectre x360 e linha Envy. Além disso, estão usando hardware e processador de ponta, designs modernos de tirar o folego.
- Reviews: 36/40
- Design: 14/15
- Suporte e Garantia: 13/20
- Inovação: 9/10
- Custo benefício: 14/15
- Total: 86 pontos
2. Asus
Em segundo lugar está a ASUS, fabricante que está dentre as marcas favoritas dos brasileiros devido ao excelente custo benefício de seus notebooks. A empresa está sempre revolucionando e evoluindo, e seus produtos refletem essa evolução. Apresentam excelente qualidade de construção, durabilidade, suporte ao cliente e custo benefício.
- ção: 10/10
- ício: 14/15
3. Dell
A americana Dell sempre foi referência em notebooks comerciais, principalmente para empresários e profissionais que buscam o máximo de confiabilidade e durabilidade. Seus notebooks são construídos com hardware de última geração, mas o grande diferencial da marca é o suporte ao consumidor e os 3 anos de garantia.
- Reviews: 30/40
- Design: 13/15
- Suporte e Garantia: 16/20
- Inovação: 8/10
- Custo benefício: 14/15
- Total: 81 pontos
4. Alienware
A marca de notebooks gamers Alienware entra na lista atrás da matriz (Dell). Devido ao público mais jovem que compra a marca, eles tem espaço de sobra para inovar nas funcionalidades e design.
Seus notebooks são potentes e duráveis, oferecendo assim como os Dell excelente serviço ao consumidor e 3 anos de garantia. Infelizmente isso tem um preço, geralmente bem elevado, o que diminui o custo benefício da marca.
- Reviews: 34/40
- Design: 12/15
- Suporte e Garantia: 16/20
- Inovação: 9/10
- Custo benefício: 9/15
- Total: 80 pontos
5. Lenovo
A fabricante Lenovo é líder de vendas de notebooks com sua linha IdeaPad que oferece excelente custo benefício. Não estar no topo do ranking não quer dizer que seus notebooks valem menos a pena comprar do que os do topo da lista. Os notebooks Lenovo são imbatíveis quando o assunto é custo benefício e durabilidade!
- Reviews: 29/40
- Design: 12/15
- Suporte e Garantia: 11/20
- Inovação: 9/10
- Custo benefício: 15/15
- Total: 76 pontos
6. Razer
A Razer bastante conhecida no Brasil por conta de seus periféricos gamers também produz notebooks. Porém, estes não são vendidos de forma oficial no país, mas pode ser encontramos na Amazon ou sites especializados em importados. São notebooks gamers com preço elevado, construção sólida e configurações topo de linha para rodar qualquer jogo!
- Reviews: 31/40
- Design: 12/15
- Suporte e Garantia: 18/20
- Inovação: 6/10
- Custo benefício: 8/15
- Total: 75 pontos
7. Acer
A Acer faz parte das marcas que mais vendem notebooks no Brasil, o sucesso se dá ao excelente custo benefício. Seus notebooks usam configurações que os tornam ótimos para estudantes, universitários e usuários domésticos. Há vários modelos e configurações da marca à venda por aqui, inclusive com apelo gamer.
- Reviews: 27/40
- Design: 12/15
- Suporte e Garantia: 14/20
- Inovação: 8/10
- Custo benefício: 14/15
- Total: 75 pontos
8. Microsoft
A Microsoft se lança na seção de laptops com seus Surface Books. Assim como Google Chromebook, eles têm um público que apela para versatilidade e comodidade. Seus notebooks são potentes e duráveis, competindo contra notebooks high-end inclusive no preço, sendo este um dos motivos da marca não estar entre os 3 primeiros, seus produtos são caros e premium.
- Reviews: 33/40
- Design: 11/15
- Suporte e Garantia: 13/20
- Inovação: 5/10
- Custo benefício: 10/15
- Total: 72 pontos
9. Huawei
A Huawei encantou o mundo com o lançamento do MateBook X Pro o ano passado, porém, ficou nisso e abriu lugar para outras marcas tomarem sua posição. É uma marca nova que pode surpreender, mas após as sanções impostas pelo governo americano, veremos como irão lidar com essa situação.
- Reviews: 31/40
- Design: 10/15
- Suporte e Garantia: 13/20
- Inovação: 6/10
- Custo benefício: 10/15
- Total: 70 pontos
10. Apple
Os Macbook da Apple são sinal de qualidade e status, mas lá fora sua era de glória está encerrando. Devido a falta de inovação, preço elevado e problemas com as borboletas utilizadas nos teclados dos Macbook recentes, fizeram com que a marca caísse no ranking e na opção de compra dos americanos. O melhor dos Macbook são o macOS e o excelente atendimento ao consumidor oferecido pela marca.
- Reviews: 30/40
- Design: 10/15
- Suporte e Garantia: 18/20
- Inovação: 4/10
- Custo benefício: 7/15
- Total: 69 pontos
11. MSI
Os notebooks da MSI não são populares no Brasil, dificilmente os encontrarão caso deseje comprar. Mas como pode ver, amargou o penúltimo lugar do ranking devido a falta de inovação e serviço de atendimento ao consumidor ruim. Caso esteja pensando em comprar um notebook MSI, está na hora de reconsiderar.
- Reviews: 30/40
- Design: 11/15
- Suporte e Garantia: 6/20
- Inovação: 8/10
- Custo benefício: 11/15
- Total: 66 pontos
12. Samsung
A pior marca de notebook de acordo com o ranking da LaptopMag é a Samsung. Para eles o motivo principal é a falta de atenção em criar um produto de qualidade para concorrer com as marcas topo de linha. Hoje é vista como uma marca de notebooks intermediários visando custo benefício.
Uma das marcas mais vendidas no Brasil e querida dos brasileiros é vista lá fora como a pior marca de notebook de 2019. Além de não usarem o que há de melhor em hardware, não inovam e nem investem produzir notebooks potentes que o mercado exige.
- Reviews: 27/40
- Design: 8/15
- Suporte e Garantia: 15/20
- Inovação: 5/10
- Custo benefício: 9/15
- Total: 86 pontos
Entenda o ranking:
Cada marca pode pontuar no máximo 100 pontos, portanto as que mais se aproximam desse valor são as melhores opções. As marcas são avaliadas em categorias como Design, Reviews, Suporte e Garantia, Inovação e Custo Benefício. Eles distribuem cada pontuação na seguinte forma:
Reviews (até 40 pontos): por serem especializados em avaliar notebooks, eles têm acesso a diversos modelos de todas as marcas para avaliarem. Então, usaram as notas dadas para os laptops de cada uma das marcas para calcular a média. Após isso, converteram para uma escala de 40 pontos e adicionaram um bônus de 0.75 para cada vencedor da Escolha do Editor.
Design (até 15 pontos): aqui o design pode ajudar a ganhar mais pontos, mas o principal é acabamento e qualidade de construção, além da durabilidade.
Suporte e garantia (até 20 pontos): garantia e suporte ao consumidor é um dos pontos que todos deveriam pensar antes de escolher qual marca de notebook comprar. Aqui, eles avaliaram a média de reclamações e soluções de problemas em um site similar ao nosso ReclameAqui.
Inovação (até 10 pontos): no mercado de notebooks assim como de smartphones, se você não inova nos seus produtos você fica para trás. Essa pontuação tem relação a inovação tecnológica das marcas em oferecer novidades para seus clientes, como leitor biométrico, touchscreen etc.
Custo benefício (até 15 pontos): você está pagando mais por um produto que não entrega o desempenho esperado? Essa pontuação quanto mais alta for, mostra que a marca alia hardware de qualidade e preço baixo.