Categorias
Eletrodomésticos

Melhores Tanquinhos Para Lavar Roupas

Veja quais são os melhores tanquinhos de 2020 para deixar suas roupas limpas sem danificar!

Quer levar para casa o melhor tanquinho para lavar suas roupas sem deixar sujeira? Diferente das melhores marcas de lavadoras, as melhores marcas de tanquinhos são Suggar, Colormaq, Arno, Mueller etc. Nesse guia de compras fomos atrás dos modelos com melhor avaliação e os mais vendidos.

Para isso, levamos em consideração diversos dados para compilar essa lista, como; preço, eficiência na lavagem, rede de autorizadas, consumo de energia, confiabilidade, avaliações e índice de resolução das reclamações no Reclame Aqui.

O principal benefício dos tanquinhos comparados às máquinas de lavar fica por conta da economia. Afinal, custam menos, são mais baratos para consertar, consomem menos energia, gastam menos água e sabão. Tanquinhos são bons para quem precisa lavar roupas muito sujas, e consegue bater até mesmo pano de chão e alguns tipos de tapetes.

Muitos gostam de usar tanquinhos junto com máquinas de lavar roupas, já que são complementares. Enquanto o tanquinho tira a sujeira mais grossa e pesada, a máquina faz a segunda lavagem com amaciante, enxágua e centrifuga. Assim não precisa torcer as roupas na mão e as roupas ficam muito bem lavadas e cheirosas.

Melhor Tanquinho:

De 5Kg

Suggar Turbilhão 5.0 Kg

O Suggar Turbilhão 5.0 é um tanquinho simples, mas que cumpre com eficiência a limpeza de suas roupas. Seu motor tem ótima potência e impulsiona o sistema de lavagem por turbilhonamento, deixando suas roupas limpas e livres de sujeira rapidamente.

Apesar do tamanho compacto, há 10 programas de lavagem e 2 níveis de água. Dessa forma, você terá as mesmas funcionalidades do modelo de 10kg, porém ocupando menos espaço na sua área de serviço.

O tanquinho Turbilhão 5.0 da Suggar é uma ótima opção para quem mora sozinho, em apartamentos, e precisa economizar. É um tanquinho barato e valente, oferecendo ótimo desempenho e durabilidade, lavando roupas jeans, tênis e roupas de cama com facilidade, economia e rapidez. Devido ao tamanho, não é ideal para lavar edredons, peças pesadas ou muita roupa de uma vez.

  • 5kg de capacidade
  • 10 programas de lavagem e 2 níveis de água
  • Timer e desligamento automático (0-20 min)
  • Filtro cata-fiapos
  • Selo A Procel (0,078kWh/ciclo)

De 7Kg

Suggar Turbilhão Max 7kg

O modelo Turbilhão Max de 7kg da Suggar é uma ótima opção para quem quer um tanquinho barato. Oferece diversos programas de lavagem e um motor potente com sistema de lavagem por turbilhonamento. De tal forma, oferece economia de energia e rapidez na hora de deixar suas roupas como novas.

Um dos benefícios desse modelo é sua portabilidade, cabendo em qualquer cantinho do lavabo. Caso more em apartamento e tenha pouco espaço para uma máquina de lavar, esse modelo pode ser exatamente o que precisa para facilitar sua vida nas lavagens.

Com 10 programas de lavagem e 3 níveis de água você não terá problema para lavar roupas delicadas, muito sujas, e até mesmo edredons de solteiro. Para uma família grande ou que acumula muitas roupas para lavar não é o ideal. Pois mesmo com ciclos rápidos de lavagem, os 7kg são poucos.

Trata-se de um tanquinho bom e confiável que durará vários anos com o devido cuidado. Com ótima eficiência energética e baixo consumo de água, é uma opção válida para quem mora sozinho ou em casal.

  • 7kg de capacidade
  • 10 programas de lavagem e 3 níveis de água
  • Desligamento automático e timer (0-25min)
  • Lava roupas pesadas e edredons (solteiro)
  • Selo A Procel (0,1kWh/ciclo)

De 10kg

Suggar Lavamax Eco 10kg

A Suggar Lavamax Eco 10Kg é ideal aos que buscam um tanquinho barato com funções similares ao de uma máquina de lavar. Com 10 programas de lavagem e 3 níveis de água e um motor potente, ela consegue lavar roupas muito sujas e edredons sem dificuldades.

Para maior praticidade, conta com desligamento automático e timer com programação de 0 a 28 minutos. Permitindo que você coloque as roupas, escolha o modo de lavagem e vá fazer outras coisas mais importantes, até ouvir o sinal sonoro que a lavagem está terminada.

Esse tanquinho da Suggar é bom e bastante econômico para famílias pequenas e pessoas que moram em apartamento. Silencioso e estável, não irá incomodar os vizinhos na hora da lavagem, economizando tempo, dinheiro e preservando a natureza por usar menos água por ciclo.

  • 10kg de capacidade
  • 10 programas de lavagem semiautomático (timer, nível de água e molho)
  • Filtro cata fiapos
  • Lava jeans, roupas pesadas e edredons
  • Selo A Procel (0,14kWh por ciclo)

De 12Kg

Tanquinho Colormaq 12kg LCB12

O tanquinho Colormaq 12kg LCB12 apresenta o melhor custo benefício dos modelos apresentados nessa lista. Com ótima construção, sistema de lavagem por turbilhonamento e 4 programas de lavagem, seu batedor é forte e resistente. Além de ser um dos novos modelos, mais silenciosos e eficaz na limpeza de suas roupas.

Devido a alta capacidade de lavagem e motor poderoso, esse tanquinho consegue bater roupas muito sujas, sejam elas jeans, jalecos, moletons e até edredons. Seus modos de lavagem são intuitivos e fáceis de usar, o tornando uma ótima opção para quem quer lavar suas roupas sem complicações.

O modelo conta com dispenser para dissolver o sabão uniformemente nas roupas, algo herdado das máquinas de lavar. Com timer e desligamento automático, oferece possibilidade de reutilizar a água por ter entrada/saída de água manual. E o melhor, consome pouca energia e água por ciclo, 0,11kWh e 160L/ciclo (sujeira pesada).

  • 12kg de capacidade
  • 4 programas de lavagem (molho e batedor)
  • Lava edredons e jeans
  • Selo A Procel (0,11kWh por ciclo)

De 15Kg

Colormaq LCM 15 Kg

O tanquinho Colormaq LCM15 é um dos modelos mais vendidos e recomendados principalmente para famílias grandes. Com ótima potência e 5 programas de lavagem, essa lavadora semiautomática oferece versatilidade e praticidade para lavar roupas, edredons e até cobertas.

Esse é o tanquinho ideal para quem gosta de fazer outras coisas enquanto lava a roupa. Já que na configuração de lavagem ele pode fazer até 3 molhos (para roupas pesadas), batendo as roupas entre eles.

Caso esteja procurando um tanquinho que bata mais invés de deixar de molho, o melhor é pegar um modelo que não tenha programas de lavagem. Ou, poderá colocar sempre no modo de enxague, onde a máquina baterá sem deixar de molho.

  • 15kg de capacidade
  • 5 programas de lavagem
  • Lava edredons
  • Selo A Procel

Tanquinho com centrifuga (2 em 1)

Lavadora Praxis Twin Tub 2 em 1

A lavadora de roupas Praxis TwinTub 2 é boa para quem busca um tanquinho 2 em 1, que lava e seca. Esse modelo tira de letra o maior problema dos tanquinhos, a necessidade de torcer as roupas, toalhas e lençóis a mão. Afinal, ele conta com uma centrifuga ao lado do tanquinho.

O grande empecilho desse modelo está na capacidade de lavagem e tamanho, já que é um pouco maior que uma máquina de lavar. Sua capacidade de lavagem é dividida entre a lavadora e a centrifuga. Ou seja, com capacidade de 10kg, 4kg são para lavagem e 6kg para centrifugação.

Em resumo, o tanquinho da Twin Tub 2 em 1 da Praxis é recomendado para quem mora sozinho, ou lava roupas frequentemente. Com melhor consumo de energia, água e economia de sabão e tempo, esse tanquinho com centrifuga impressiona e é a opção certa para quem quer economizar.

  • 10kg de capacidade (4kg lavagem e 6kg centrifuga)
  • Lava e centrifuga com timer
  • Não lava peças grandes (edredons, cobertas)
  • Selo A Procel (0,075kWh por ciclo)

O que saber sobre Tanquinhos:

tanquinhos
Como escolher um bom tanquinho para lavar roupas.

Qual a melhor marca de tanquinho?

Há diversas marcas de tanquinhos no mercado brasileiro que podem receber o título de melhor marca de tanquinho (Suggar, Colormaq, Mueller, Wanke, Latina, Arno etc.). Porém, as que mais têm tradição nesse segmento é a Colormaq e a Suggar, produzindo tanquinhos com excelente qualidade de lavagem e durabilidade.

Consul ou Mueller?

Está em dúvidas sobre comprar um tanquinho Consul ou Mueller? No caso, o que mais deve pesar em sua escolha é a presença de assistências autorizadas na sua cidade ou região. Ambas possuem tanquinhos de excelente qualidade de lavagem e durabilidade, mudando apenas o preço, marca e autorizadas.

Porém, a Consul está ultimamente mais focada em máquinas de lavar, sendo assim é melhor optar por uma marca que esteja empenhada na produção de tanquinhos. Isso garante que haverá mais peças de reposição em caso de defeito ou desgaste natural das peças.

Colormaq ou Suggar?

Tanto a Colormaq quanto a Suggar são referências em tanquinhos, sendo a Colormaq a pioneira por ter sido de seu fundador o primeiro tanquinho (Carlos Pereira da Silva).

Quaisquer dessas duas marcas escolher levará para casa um tanquinho de qualidade e que durará vários anos e ciclos de lavagem.

Tanquinho ou Máquina de lavar?

O ideal seria ter ambos em casa para lavar as roupas mais sujas, já que tanquinhos deixam as roupas mais limpas que máquinas de lavar. Isso ocorre devido ao sistema de turbilhonamento do tanquinho que é maior e mais variado que das lavadoras de roupas.

Em ambos a lavagem é feita através do atrito das roupas com outras, com as ondulações nas paredes e com o movimento da turbina. Porém, o tanquinho é mais eficaz em alcançar todas as áreas das peças. Consumindo menos água e energia, além de claro ser menor do que as máquinas de lavar e custarem bem menos.

Caso more sozinho(a) e a grana esteja curta, não irá se arrepender em comprar um tanquinho semiautomático de qualidade. Eles oferecem a principal função que é lavar as roupas. Os modelos mais modernos inclusive centrifugam, deixando as roupas prontas para secagem.

Tanquinho:

É melhor para quem está com orçamento apertado ou precisa lavar roupas muito sujas. Há poucos (ou nenhum) programa de lavagem, e a ausência de centrifuga exige que você torça as roupas com a mão antes de colocá-las no varal para secar.

  • Limpa melhor
  • Excelente para roupas pesadas e muito sujas
  • Barato
  • Não centrifuga (terá que torcer as roupas a mão ou comprar uma centrifuga)
  • Menos opções de lavagem (programas)

Máquina de lavar:

É melhor para quem busca comodidade e praticidade e pode pagar mais por isso. Funciona melhor com roupas fáceis de lavar e sem estarem muito sujas, permitindo que você programe a lavagem e ela fará tudo sozinha, basta colocar no arame para secar.

  • Vários programas de lavagem
  • Centrifuga
  • Comodidade (programe e vá fazer outra coisa)
  • Preço mais alto que de tanquinhos
  • Não limpa tão bem roupas muito sujas

Tira sujeira?

Tanquinhos são melhores para tirar sujeira que as máquinas de lavar baratas com entrada de roupa em cima. Isso acontece devido ao funcionamento sem obstáculos do tanquinho, que usa o fluxo da água para esfregar as roupas entre si como na lavagem feita manualmente. Dessa forma, limpa mais e danifica menos as fibras.

Serve para lavar pano de chão?

Se há um eletrodoméstico capaz de lavar pano de chão com eficácia é o tanquinho. Devido a sua construção robusta, movimentação da turbina e ondulações nas paredes eles conseguem tirar toda a sujeira de pano de chão e roupas com terra, cimento etc.

Dessa forma, o tanquinho é a lavadora de roupas ideal para quem tem familiar ou que trabalha na construção civil, mecânica, marceneiro, serralheiro etc. Pode-se usar o tanquinho para tirar a sujeira mais grossa, e depois continuar a lavagem na máquina de lavar, com sabão em pó e amaciante.

O que é sistema de lavagem por turbilhonamento?

É o modo padrão como tanquinhos fazem a lavagem das roupas. De maneira simples, essa movimentação imita o movimento que fazemos quando lavamos as roupas manualmente, esfregando uma nas outras. Porém, pelo turbilhonamento é mais eficaz por ter água passando pelas fibras a todo momento.

Devido a isso, é menos nocivo às fibras dos tecidos, de modo que as roupas duram mais tempo quando são lavadas em tanquinhos invés de máquinas de lavar. Já que o cesto dessas são em sua maioria em plástico, inclusive o agitador, que faz o serviço de esfregar as roupas.

Avaliação final:

Tanquinhos são bons, baratos e econômicos tanto na hora de comprar, quanto na conta de água e luz. Porém, não oferecem tamanha comodidade quanto as melhores máquinas de lavar ou lava e seca. Você ainda terá que torcer as roupas manualmente, ou comprar uma centrífuga.

Caso decida por comprar uma máquina de lavar, é melhor optar pelas máquinas lava e seca com abertura frontal. Afinal, estas não têm agitador central e usam da gravidade para esfregar as roupas, danificando menos e economizando tempo e dinheiro a longo prazo. São caras, mas o retorno em tempo e economia na conta de energia as fazem valer a pena.

Confira as melhores ofertas em tanquinho e lavadoras semiautomáticas na Magazine Luiza, Ricardo Eletro, e na Amazon.com.br.