Não precisa buscar no yahoo respostas, responderemos para você se ar condicionado portátil é bom, e quais os melhores em 2019!

O ar condicionado portátil é uma boa maneira de espantar o calor sem ter que quebrar paredes. E, embora seja parecido com climatizadores, os aparelhos de ar condicionado portáteis são obviamente mais eficazes do que estes em abaixar a temperatura.
Os aparelhos de a/c portáteis estão cada vez mais ganhando popularidade, principalmente em apartamentos e residências alugadas. Como haveria de pedir autorização do síndico, ou do senhorio para fazer a instalação de um ar condicionado split. Com isso, os portáteis são mais práticos, fáceis e rápidos de instalar.
Agora, muitas pessoas são céticas a respeito da eficácia dos ar condicionados portáteis em gelar o ambiente. Afinal, há muito barulho em fóruns, sites de reclamações sobre estes não gelarem o suficiente e gastarem bastante energia elétrica.
A verdade é que assim como um aparelho de ar condicionado, seja inverter, de janela ou split, você deverá fazer o cálculo certo de quantos BTUs precisará para resfriar o ambiente.
Muitas pessoas ansiosas e que tomam decisões por impulso, não fazem a pesquisa antes de comprar. E assim, acabam jogando dinheiro fora em aparelhos que não conseguem suprir a demanda necessária para resfriamento.
Antes de apresentarmos os melhores aparelhos de ar condicionado portátil para comprar em 2019, iremos ensinar como calcular de forma correta quanto BTUs precisa para seu ambiente. Independentemente de ser quarto, cozinha, sala, escritório, ou até mesmo o banheiro se você passa bastante tempo lá.
Índice
Como escolher o melhor ar condicionado portátil para você
O melhor ar condicionado portátil é o que você pode comprar, e o que irá resfriar o ambiente o mais eficientemente possível.

Você já deve saber que para um ar condicionado portátil funcionar de forma eficaz, o tubo exaustor deve ser instalado em uma janela com ótima vedação.
Antes de comprar, verifique se há janelas no ambientes adequadas para a instalação. Janelas de correr como blindex e venezianas são as mais eficazes, mas todos tipos de aberturas são passíveis de instalação.
Após verificar os locais eventuais que poderia usar o ar condicionado portátil, está na hora de calcular quantos BTU (acrônimo para British Termal Unit) você precisará. Quanto mais BTU o ar condicionado tiver, maior a sua potência e capacidade de refrigeração, assim como maior gasto energético.
“BTU é uma unidade de medida não métrica utilizada para se medir a quantidade de energia necessária para mudar a temperatura de um ambiente”.
Definição de BTU
Para calcular a quantidade de BTU ideais para seu cômodo, deve-se ter os seguintes dados:Tamanho do ambiente em metros quadrados (m²), incidência de luz solar direta, número de janelas, aparelhos eletrônicos e quantas pessoas ficarão no ambiente.
Tamanho do ambiente em metros quadrados (m²), incidência de luz solar direta, número de janelas, aparelhos eletrônicos e quantas pessoas ficarão no ambiente.
Como calcular quantos BTU precisará:
- 600 BTU por metro quadrado (caso bata sol a tarde, calcule com 800 BTU)
- Para cada pessoa acima de 1, adicione 600 BTU
- A cada aparelho elétrico (PC, TV, Vídeo Game) + 600BTU
Ou use a calculadora disponível no site da Cônsul clicando aqui.
Exemplo #1:
Nesse exemplo, digamos que você queira usar em um quarto de 9m² (3x3m) com pouco sol ou só pela parte pela manhã (usa-se 600BTU). E no seu quarto ficará 2 pessoas, e tem 2 aparelhos eletrônicos (TV + computador).
- 9m² = 9 x 600 BTU = + 5400 BTU
- 1 pessoa adicional = + 600 BTU
- 2 eletrônicos = 2 x 600 BTU = +1200 BTU
- TOTAL: 7200 BTU
No caso acima, deve-se comprar o ar condicionado mais próximo desse número para cima. Por exemplo, um de 9000BTU.
Exemplo #2:
Nesse exemplo, imagine que irá colocar o ar condicionado portátil numa sala de 12m² (4x3m), com incidência de luz solar a tarde toda (usa-se 800 BTU). Com 4 pessoas no ambiente, e 3 aparelhos eletrônicos (TV, computador e vídeo game).
- 12m² = 12 x 800 BTU = 9600 BTU
- 3 pessoas adicionais = 3 x 600 BTU = 1800 BTU
- 3 eletrônicos = 3 x 600 BTU = 1800 BTU
- TOTAL: 13200 BTU
No exemplo acima, você deveria comprar um ar condicionado entre 13000 BTU e 14000 BTU. Um com potência acima ou abaixo do recomendado iria gastar mais energia. Mas infelizmente ainda não há ar condicionados portáteis com esse nível de potência. Então, não valeria a pena comprar um ar condicionado portátil nesse caso.
No caso acima, seria melhor adquirir um modelo inverter de parede com maior potência. Visto que ele iria ajustar eletronicamente desligando o motor quando atingisse a temperatura desejada. Economizando assim energia.
Melhores Ar Condicionados Portáteis [2020]

Agora que você já aprendeu como escolher um, está na hora de ver quais marcas e modelos se saíram melhor em nossa pesquisa. Levamos em consideração diversos fatores que são os mais importantes em uma compra do tipo, são eles:
- Custo benefício
- Vasão de ar e capacidade de resfriamento
- Eficiência energética
- Avaliação de usuários (elogios e reclamações)
- Confiabilidade, rede de autorizadas e garantia
- Facilidade de instalação
Após avaliarmos todos esses dados, escolhemos estes como os melhores ar condicionados portáteis. Há diversas opções para todos os bolsos e necessidades, estes se destacam por ter o melhor custo benefício e qualidade.
Vamos ao ranking:
DeLonghi Pinguino AN120 – 12000 BTUs

Se você precisa do melhor ar condicionado portátil, nem precisa procurar outro, o DeLonghi Pinguino AN120 é sem dúvidas o melhor aparelho de 2019. Tem custo elevado e poucas opções de BTU, mas é mais silencioso que qualquer outro aparelho mencionado aqui.
Seu novo design é atraente e combina com a maioria dos ambientes (se você se importa com isso). Em cor branca com detalhes cinzas, display em LCD e controle remoto, ele fará parte da decoração.
Outro fator que é importante mencionar que ocorre com ar condicionados de chão. A maioria dos modelos requerem que você ou coloque água, ou remova. Bem, com o modelo Pinguino isso não acontece, já que seu sistema de condensação usa a água, oferecendo mais comodidade e conforto.
Uma coisa que incomoda bastante nesse tipo de ar condicionado é o nível de ruído. Todos ar condicionados fazem barulho, mas geralmente estão fora do quarto e não incomodam. Esse modelo é o ar condicionado portátil mais silencioso do mercado, em torno de 54dB (som de ambiente urbano).
Seus acessórios como o duto de ar quente são ajustáveis, de forma que encaixa na maioria das janelas. O problema fica por conta do plug, que utiliza o padrão de 20 A (ponta mais grossa padrão dos AC), além de ser recomendado o uso de fios de 4mm.
Recomendamos a compra do DeLonghi Pinguino PAC AN120 sem ressalvas. É o melhor ac portátil do mercado, utiliza gás ecológico R410A, com 3 velocidades de ventilação, refrigeração e desumidificação, controle remoto, rodinhas que ajudam no transporte (pesa 30kg).
Prós:
- Intuitivo e fácil de usar
- Controle remoto com luz de fundo
- Painel LCD
- Novo design mais moderno
- Mais silencioso
- Maior conforto por não precisar tirar ou colocar água
- Grande eficiência energética e refrigeração
- Compacto (cabe em qualquer lugar)
- Duto de ar quente para janela ajustável
- Alças e rodinhas
- Gás ecológico não agride a camada de ozônio
- Refrigera ambientes com até 20m² (instalando o duto de ar quente corretamente)
Contras:
- Preço alto
- Mesmo sendo o a/c portátil mais silencioso, ainda pode incomodar à noite
- Pesado para carregar
- Somente em 12000 BTU
- Não é bivolt
- Plug de 20A
Olimpia Splendid

A linha de ar condicionados portáteis Olimpia Splendid oferece ótima vasão de ar e resfriamento. Um dos pontos positivos desse modelo é o Selo Procel A em eficiência energética, oferecendo baixo consumo de energia.
Com tamanho compacto é um ótimo aparelho para apartamentos pequenos, cabendo em qualquer cantinho de sua sala, quarto ou escritório. Seu duto de ar vem com réguas de ajuste, permitindo instalação em diferentes tipos de janela com facilidade.
A fabricante alega que seu AC Portátil consegue refrigerar um ambiente de até 25m², e atingir temperaturas tão baixas quanto 16ºC. Dependendo do tamanho do quarto e a incidência de luz solar durante o dia, pode até ser possível, mas tome essa especificação com certo ceticismo.
Com 3 velocidades de ventilação e função de desumidificação, é uma ótima escolha para pessoas com alergia respiratória. Já que o processo de desumidificação remove a umidade excessiva do ar, e evita acumulo de ácaros e bactérias.
É um modelo silencioso, desde que você não exija muito dele. Afinal, qualquer ar condicionado que colocar na temperatura mínima irá fazer o motor trabalhar mais. Seu controle e tela LCD luminosos são fáceis de usar.
Prós:
- Selo Procel “A” em economia
- Gás ecologicamente correto
- Baixo ruído
- Display LCD
- Portátil
- Modo de desumidificação
- Controle remoto
- Ótimo refrigeração
- Modelo de 14000BTU refrigera e climatiza ambientes com até 25m2
- Disponível em diferentes BTU
Contras:
- Preço
- Disponibilidade
- Não é bivolt
- Plug de 20A
- Barulho incomoda à noite
- Sem rodinhas (pesa 29kg)
Springer Midea MPH-12CRV1 – 12000 BTUs

Apesar da aparência quadradona, o Springer Midea MPH-12CRV1 é um ótimo custo benefício, na verdade, é o ar condicionado portátil com o melhor custo benefício nessa lista. Não tem o renome da DeLonghi, mas desde que a Midea e Springer fundiram, os clientes saíram ganhando com o avanço tecnológico de seus produtos.
Esse modelo contém gás refrigerante ecológico (R410-A), ecologicamente correto e não inflamável. Design minimalista e portátil, branco com detalhes prateados, 3 modos para maior conforto (dormir, timer e não perturbe) e boa refrigeração.
Tem tudo que você poderia querer em um ar condicionado, ele esfria o ambiente. Não tem rodinhas para transporte, mas pesa um pouco menos que outros desse guia (25kg). Seu nível de ruído está na mesma faixa de outros, mas um pouquinho mais alto.
Porém, seu grande trunfo é o preço, o único ar condicionado portátil de 12000 BTU que custa menos de R$ 2000. Para muitos é um preço ainda elevado, mas ar condicionados portáteis são mais caros de produzir que os split ou de parede.
Recomendamos para quem não quer gastar muito, e não pode ter um ar condicionado split (de parede). Com bom custo benefício, fabricação brasileira e uma ampla rede de autorizadas, não é um produto que te dará dor de cabeça se der defeito.
Prós:
- Custo benefício
- Boa refrigeração
- Design minimalista
- Mais leve que outros modelos
- Fácil de instalar e usar
- Controle remoto intuitivo
- Gás ecológico R410-A
- Marca brasileira
- Selo Procel A de eficiência energética (econômica)
- Filtro de ar
Contras:
- Não é bivolt
- Barulho típico
- Não tem desumidificador
- Só disponível em 12000 BTUs
- Sem rodinhas (25kg)
ELGIN Portátil Mobile MAF90001QF – 9000 BTU

Quer um ar condicionado portátil barato para ambientes com até 10m²? Esse modelo da ELGIN pode ser o que você estava procurando! Com motor que gela bem, seu grande diferencial é o preço baixo (custo benefício).
Não é um modelo que irá oferecer o funcionamento mais quieto, mas para quem passa calor, irá ajudar a refrescar bastante. Seu nível de ruído é padrão para um modelo portátil, e a eficiência energética não foi exibida no site da fabricante.
Seu kit de instalação é satisfatório e acompanha adaptadores para serem usados na janela. Tem alça e rodinhas que giram 360º para facilitar o transporte de um ambiente para o outro.
Ele utiliza o mesmo tipo de gás ecológico dos outros modelos mencionados aqui, e tem 4 níveis de ventilação. Além disso, ele funciona tanto para esfriar o ambiente, quanto para aquecer (modo frio/quente). Ainda é resistente a sol e à chuva.
A única reclamação sobre esse modelo é quanto ao nível de ruído, e o fato de só estar disponível para venda em 9000 BTU. Acreditamos que seria um excelente produto caso houvesse mais opções de potência. Visto que 9000 BTU só é suficiente para um quarto pequeno sem eletrônicos e 1 pessoa.
Prós:
- Excelente custo benefício
- Design e construção
- Resistente ao tempo (sol e chuva)
- Modo reversível (funciona o colocando fora de casa com o duto para dentro de casa)
- Desumidificador
- 4 velocidades de ventilação
- Alça e rodinhas facilitam o transporte (pesa 32kg)
- Modo ar condicionado e aquecedor
- Fácil de instalar e usar
- Controle remoto
Contras:
- Sem informações de consumo energético
- Não é bivolt
- Barulho
- Somente em 9000 BTU
Opiniões finais:

Infelizmente os ar condicionados portáteis estão cada vez mais raros. Com o barateamento de ar condicionados convencionais, e climatizadores, os portáteis estão se tornando inviáveis por serem mais caros, fazerem mais barulho e por eles gastarem mais energia.
Algumas fabricantes populares e confiáveis como Cônsul, Eletrolux, Brastemp e LG deixaram de produzir ar condicionados portáteis devido a baixa procura dos mesmos. Hoje poderá até encontrar, mas usado ou que sobraram em estoque.
Hoje não mais se encontram aparelhos de ar condicionado portátil com 7000 BTUS, somente 9000, 10000 e 12000 BTUS. Com isso, podemos dizer que ar condicionados portáteis são bons, mas não tem o melhor custo benefício quando comparados com os ar condicionados de parede (split e de janela).
Caso more em apartamento ou casa alugada, não há outra solução caso não possa instalar ar condicionado. Terá que apelar para o modelo de ar condicionado portátil ou um climatizador. Este último, porém, não resfria, é um ventilador mais caro por ter controle e umidificador.
Nem pense em comprar mini ar condicionado portátil. Pois embora baratos, estes não são bons e nem funcionam como desejado. Óbvio que toda ajuda para reduzir o calor é bem-vinda, mas melhor gastar esse dinheiro em outra coisa.
Esperamos que esse guia de compra de ar condicionado portátil tenha lhe ajudado a escolher comprar ou não um. Não deixe de conferir nossos outros guias de compra para fazer a compra certa!